quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Orações para o tempo de Quaresma

Muitas vezes, Senhor, eu digo:
eu quero,
eu queria.
eu espero...
Abre-me, tu, Senhor, os ouvidos
para que aprenda a escutar
por onde tu me queres conduzir,
o que tu me queres dar
e ajuda-me a dar-te este tempo de presente.
E isto, simplesmente, porque tu és o meu Deus
e eu sou teu filho amado, tua filha querida.  Amém!
Deus de minha vida,
tu me chamas para fora do meu cotidiano
e me colocas para dentro do teu amor.
Tu queres que tudo em mim
venha a florescer.
Eu me entrego a ti 
e confio na tua graça
neste tempo todo especial  para mim.  Assim seja.

Escuta, Senhor.
Escuta-me e fica misericordioso ao meu lado
em todas as minhas necessidades!
Mesmo quando meu coração está tão profundamente perturbado,
tu me dás a paz.
Por isso quero dirigir a ti a minha súplica.
Quando eu só espero em ti,
tu és minha consolação e meu escudo,
e cuidas sempre de mim.
Em todas as tribulações e em todos os perigos,
Tu és sempre meu refúgio.
Eu sou protegido por Ti.

Meu Senhor e meu Deus,
toma de mim tudo
que possa impedir de chegar a ti!
Meu Senhor e meu Deus,
dá-me tudo que de ti me aproxime!
Meu Senhor e meu Deus,
toma-me a mim
e dá-me totalmente a ti!
São Nicolau de Flüe
Senhor,
Tu me deste a liberdade de dizer sim ou não;
a liberdade de escolher entre diversos caminhos;
a liberdade de dominar minhas próprias forças;
a liberdade de configurar meu próprio futuro;
a liberdade de acolher ou rejeitar tua vontade.
Tu vês o íntimo de meu coração.
Tu conheces quão fraca é minha vontade.
Tu conheces as lutas contra as forças dentro de mim mesmo, que querem roubar-me a liberdade.
Tu conheces as redes postas por aqueles que querem a minha queda.
Tu conheces os lugares feridos de minha alma que, por causa de meus pecados,  são tão vulneráveis.
Senhor, liberta-me das coisas que roubam minha liberdade.
Senhor, liberta-me das pessoas que escravizam meu eu.
Senhor, liberta-me dos projetos que impedem o melhor em mim.
Senhor, liberta-me do que os outros pensam ou têm.
Senhor, prende-me a Ti, para que eu me torne livre da tortura de estar
amarrado ao meu eu.  
Karl-Heinz Menke
Tende misericórdia,  Senhor,  tende misericórdia!
Fazei que vos sigamos com amor e fé,  justiça e humildade,
com autodomínio,  fidelidade e coragem!
Que possamos ir ao Vosso encontro,  silenciosamente.
Dai-nos um espírito puro para ver-Vos,
um espírito humilde,  para ouvir- Vos,
um espírito amoroso,  para servir-Vos,
um espírito de fé,  para amar-Vos!
Dag Hammarskjöld


Escuta a minha oração, Senhor,
não me deixe sozinho no longo e difícil caminho da minha vida!
Não importa que avancem contra mim
inimigos, doenças, calúnias,
em ti coloco minha confiança e meu amparo.
Quando sinto sobre mim o peso da insegurança,
quando não enxergo o meu futuro,
quando sozinho enfrento a luta contra o mal,
vem,  Senhor, em meu socorro
e sustenta a minha fraqueza!
Longe de mim o medo da noite e do mal,
perto esteja tua luz e esperança,
fortalecendo o meu caminho.
Contigo, Senhor, não tenho medo,
porque tu me amas
e sou precioso aos teus olhos.
Guarda-me como a tua pupila,
esconde-me na tenda do teu coração...
Contigo, Senhor, caminharei  seguro
na incerteza da vida.
No fim da estrada sempre tu me esperas,
e com amor, perdoas meus pecados.














Nenhum comentário: