quinta-feira, 19 de agosto de 2010

UMA REFLEXÃO PARA A FAMÍLIA

 FALTOU VINHO, E AGORA?
Evangelho de Jesus Cristo narrado por São João, cap. 2,1-11
“Naquele tempo, houve um casamento em Cana na Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus, lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, porque dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.  Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumavam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-na até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.” Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Cana da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele”. Palavra da Salvação.
REFLETINDO
A primeira manifestação do poder de Deus por meio de Jesus Cristo aconteceu justamente em uma festa de casamento e a pedido de Sua Mãe. Podemos dizer que foi um Milagre de Amor. Ainda nem era tempo de Jesus se manifestar, como Ele mesmo disse “minha hora ainda não chegou”. Mas foi algo inesperado e imprevisível que nos faz meditar no fato de que, para salvar o Amor não vigoram as barreiras do tempo, da hora, ou do momento adequado. A presença amorosa e atenciosa de Nossa Senhora como convidada especial da festa do casamento nos faz perceber a figura da Mãe, Auxiliadora, Intercessora que está atenta às necessidades dos seus filhos, e que no momento oportuno intercede pelas suas carências e dificuldades. O casamento é uma aliança indissolúvel, um pacto, um acordo de Amor Eterno que une duas pessoas nos mesmos sentimentos e no mesmo ideal.   Quando os sentimentos e o ideal de vida começam a desencontrar-se, é sinal de que está faltando o vinho do  Amor.
Pessoalmente também cada um de nós tem uma Aliança firmada com Deus em Jesus Cristo. O que nos une a Deus é o Amor que se manifestou através de Jesus Cristo, na Cruz. Mas há ocasiões em que o vinho do Amor está escasso e conseqüentemente nos sentimos sós, sem esperança, sem motivação, sem coragem, sem paciência, sem força de vontade, sem ideal nem perspectiva.  O mesmo acontece dentro das nossas famílias. A rotina, os problemas financeiros, as dificuldades nos relacionamentos, os interesses frustrados, o desgaste na convivência, evidenciam que FALTOU VINHO, E AGORA? Quando isto acontece a primeira providência que devemos tomar é olhar para a Mãe que como convidada especial na nossa vida, na nossa casa, na nossa história, com certeza está atenta esperando um aceno nosso. Olhar para a Mãe com a confiança de que não ficará sem a resposta do Filho, o pedido da Mãe. “Fazei o que ele vos disser”. Esta é a recomendação de Nossa Senhora para nós. Jesus nos dará instruções por meio da Sua Palavra.  “Enchei as talhas de água. As talhas são o nosso ser por inteiro que deve esvaziar-se de tudo e oferecer-se para que o Senhor realize a sua vontade. A água é a nossa disposição, a nossa boa vontade, o nosso desejar, o nosso querer que o Senhor transformará em ações concretas de amor, em iniciativas de diálogo, de perdão, de ajuda, conseqüências do Amor de  Deus vivendo em nós. O Vinho é o Amor de Deus, que só Jesus pode providenciar e que faz toda a diferença na qualidade da nossa vida.  É o Amor de Deus que dá sabor, que dá motivação, que dá entusiasmo, que dá sentido às nossas ações, às nossas realizações na nossa casa e   no mundo .
PARA PARTILHAR
1)– Qual é a água que você precisa oferecer a Jesus para que o Amor de Deus se manifeste na sua casa:  Boa vontade, participação, entendimento, perseverança, dedicação, renúncia?
2)– O que está faltando na sua casa, a partir de você, para que o Vinho do Amor de Deus seja farto? Alegria, despojamento, confiança mútua, gratidão, oração, esperança, motivação, aceitação, coragem, compreensão, diálogo, humildade, verdade, transparência.
3)-Você já fez a experiência de convidar a Mãe de Jesus para participar da sua vida, da vida da sua família? Faça o teste, hoje!

http://www.umnovocaminho.com/